Segmentos / Manufatura
Manufatura: conheça a parceria Paragon
Da linha de montagem à manufatura enxuta, a implementação de soluções inovadoras levou ao avanço da indústria de manufatura. O próximo grande avanço na indústria de manufatura será impulsionado pela transformação digital do chão de fábrica.
A manufatura é a atividade central para o desenvolvimento econômico de muitos países e regiões e vive momentos de transformações profundas e constantes para se tornar cada vez mais eficiente, atender às demandas crescentes e gerar experiências positivas para os clientes.
É um setor que sofre fortemente os impactos da instabilidade das economias e, ao mesmo tempo, precisa produzir com mais qualidade e com entregas melhores, investindo em recursos avançados de tecnologia que ajudem a reduzir custos e melhorar a rentabilidade.
Como podemos ver, é uma equação complexa e onde as ferramentas de transformação digital, como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e o digital twin (o gêmeo digital) têm contribuições fundamentais a dar.
Se poucos segmentos do mercado são tão impactados, ao mesmo tempo, pelas realidades econômica e social e pelas expectativas como o setor de manufatura, ele também é um dos mais beneficiados pela grande massa de dados gerados nas inúmeras etapas da cadeia de produção.
São dados valiosos para entender os níveis de performance, os gargalos que impedem o crescimento da produção ou a otimização de custos, antever oportunidades e riscos e, com isso, gerar avaliações fundamentais para tomar decisões cruciais.
Por outro lado, é preciso reunir esses dados em uma metodologia estruturada para que sejam lidos de forma correta, tanto individualmente quanto de forma integrada à produção fabril para chegar a resultados seguros.
Como a sua empresa pode chegar a esse nível de excelência no estudo de dados? A modelagem matemática de dados e o digital twin são as alternativas.
Vamos mostrar o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios no setor de manufatura
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 3- Como testar o value stream mapping (VSM) antes da implementação?
- 4- Como se comporta meu sistema Kanban com essa alteração?
- 5- Como aumentar a eficiência da minha linha?
- 6- Como melhorar a logística de ressuprimento?
- 7- Como mensurar o retrabalho?
- 8- Como melhorar o projeto?
- 9- Como validar a capacidade da planta?
- 10- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 11- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 12- Como um novo produto influencia na minha operação?
- 13- Como a minha política de manutenção deve funcionar?
- 14- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 15- Como os operadores influenciam na performance geral?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Transformação digital na indústria 4.0
A indústria 4.0 é a realidade e futuro da manufatura, determinante em um segmento onde a velocidade de atendimento e o menor nível possível de não conformidade devem andar juntos, pois são essenciais para manter a competitividade.
Um processo de manufatura começa muito antes do chão de fábrica, na programação de compras, nos investimentos em maquinários, na contratação de pessoal e na escolha das formas de gestão.
Todas essas variáveis precisam garantir que a cadeia produtiva funcione com a maior precisão possível. No final dela, estão recursos de logística e cliente aguardando, atrasos e falhas podem custar vendas.
Dessa forma, o conceito de indústria 4.0 tem como base a introdução da digitalização na atividade fabril, incorporando uma série de inovações que permitem gerar e extrair o maior volume de informações possível sobre o desempenho de cada processo.
- Big data
- Conexões máquina-máquina
- Robótica avançada
- Sensores
- Inteligência artificial
- Modelagem matemática de dados
- Ferramentas de simulação
A modelagem matemática com simulação permite criar um grande ecossistema de dados onde podemos fazer todas as perguntas necessárias e testar os mais variados cenários antes de definir quais as condições são as ideais para aumentar a produtividade.
A PARAGON oferece essas soluções, que representam um grande avanço na forma de interpretar dados e tomar decisões com o maior grau de assertividade possível.
Dados da operação em chão de fábrica, das estratégias logísticas, da qualidade do produto para o consumidor, das vendas e da receptividade da marca são apenas alguns dos muitos que precisam ser analisados de uma forma global para que cada visão do negócio se beneficie com soluções.
Os investimentos em uma empresa de manufatura são altos e caso os resultados fiquem aquém das expectativas, podem resultar em prejuízos que o negócio levará muito tempo para equacionar.
Manufatura sustentável
O conceito de sustentabilidade há muito tempo deixou de ser uma questão restrita aos órgãos de defesa ambiental ou a grupos civis organizados. Ser sustentável tornou-se também uma condição essencial para que os negócios sejam mais rentáveis e marcas sejam mais admiradas.
A sustentabilidade expandiu sua importância para toda a economia, em especial nos setores onde o uso e descarte de materiais, produtos químicos e recursos como energia e água são questões críticas.
Ser uma manufatura sustentável está se tornando uma condição fundamental para negociar com empresas e governos de muitos países e potencializar a imagem da marca diante dos clientes. As medidas são muitas e variam conforme o perfil de negócio, o porte e o capital disponível para elas.
Mas como definir um plano de sustentabilidade? A resposta é simples: muita informação coletada através dos recursos de transformação digital e uma ferramenta de uso de grandes volumes de dados para análise de cenários.
Ela permitirá que os dados históricos dos processos tradicionais sejam comparados com metas de sustentabilidade e entender o alcance que a empresa pode ter nas estratégias.
Um bom exemplo é criar um cenário digital com o investimento em energia solar e avaliar todos os impactos que ele provocará a médio e longo prazo na economia de energia, na compra dos equipamentos e outros fatores.
A tecnologia de digital twin oferecida pela PARAGON permite comparar cenários, agregar elementos novos e simular resultados em diferentes condições para chegar em uma solução que reúna rentabilidade e consciência ambiental – um valor fundamental nas sociedades atuais.
Manufatura: Clientes Paragon
Aumente a disponibilidade das suas linhas. Reduza o WIP, elimine gargalos. Otimize a utilização dos recursos e teste novos layouts e estratégias de produção.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a sua operação de manufatura?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!