Segmentos / Mineração
Mineração: Conheça a Parceria Paragon
A mineração é, naturalmente, uma operação complexa. E tem se tornado mais, à medida que as empresas são forçadas a cavar mais fundo e mais rápido, para ter acesso ao minério de melhor qualidade.
Questões relacionadas ao meio ambiente e de segurança fazem as empresas mineradoras repensarem seus processos, colocando o digital twin como peça chave para o planejamento do supply chain integrado – da operação de extração na mina à remessa para exportação no porto.
A cadeia de suprimento é uma sequência intrincada de movimentos e processos em etapas que individualmente são maiores que cadeias completas de vários setores: extração da matéria-prima, transporte, pilhas, processamento, transporte por ferrovias e portos.
As ferramentas de simulação podem ajudar as empresas de mineração a analisar mudanças potenciais em suas operações e cadeias de suprimentos e incorporar o impacto de fatores críticos externos, como clima, condições geológicas, demanda e os preços de commodities.
As soluções PARAGON permitem a modelagem de eventos discretos, que é o processo de representar o comportamento de um sistema complexo como uma série de eventos bem definidos.
Venha conhecer o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios na indústria de mineração
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Como a manutenção influencia na minha produtividade?
- 3- Qual deve ser a frota para alcançar a meta de produção?
- 4- O rAmp up da operação vai atender aos requisitos?
- 5- O balanceamento hídrico será suficiente?
- 6- O descomissionamento vai funcionar no prazo planejado?
- 7- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 8- Como testar o value stream mapping (VSM), antes da implementação?
- 9- Como reduzir os custos de demurrage?
- 10- Como melhorar o projeto?
- 11- Como validar a capacidade da planta?
- 12- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 13- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 14- Como a minha política de manutenção deve funcionar?
- 15- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 16- Como os operadores influenciam na performance geral?
- 17- Qual a ocupação dos meus recursos e operadores?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Implementação da Mineração 4.0
A conectividade é uma realidade para o crescimento e o aumento da rentabilidade de todos os segmentos. É preciso ampliar ao máximo a gestão das operações através de recursos de tecnologia.
Para o setor de mineração, a digitalização é ainda mais importante e urgente; a cadeia de produção é uma das mais complexas do mercado, desde a extração da matéria-prima até a venda para o mercado interno ou a exportação.
Cada etapa pode chegar ao tamanho de cadeias completas em alguns setores produtivos, com uma rede intrincada que precisa operar em uma sintonia perfeita com as etapas adjacentes.
Além disso, as mineradoras precisam explorar uma profundidade cada vez maior nas áreas para obter uma matéria-prima de melhor qualidade. Isso demanda mais automação de processos e uma sofisticação de dados maior para análises.
Como lidar com todos esses fatores críticos e tomar decisões com agilidade e segurança? Com a ciência de dados, a expertise da PARAGON.
Informação é um bem valioso e que não pode ser subestimado, especialmente na mineração, onde os incidentes e atrasos representam perdas que podem chegar aos milhões de dólares em uma única remessa de minério para o exterior.
A PARAGON trabalha com softwares e metodologias de modelagem matemática e simulação de cenários que podem ajudar as empresas de mineração a analisar mudanças potenciais nas operações e cadeias de suprimentos.
A simulação de eventos discretos permite que os gestores e usuários analisem o comportamento de um processo, cadeia de processos ou sistema ao longo do tempo.
Com isso, é possível:
- Conhecer o modelo atual de operação (as is);
- Detectar pontos de falhas e de potenciais ganhos (where);
- Questionar o modelo (why) em todos os seus aspectos;
- Apresentar melhorias (what if);
- Implementar um novo modelo (to be).
E tudo isso pode ocorrer mesmo quando a performance atual da operação já é considerada satisfatória, para que o ecossistema de mineração esteja em constante aperfeiçoamento.
Gestão inteligente de equipamentos
O parque de máquinas usadas na cadeia de produção de mineração é um item crítico dentro do planejamento da rentabilidade e dos custos operacionais.
São equipamentos nas diversas etapas, mas principalmente na movimentação e carregamento após a extração e no processamento do minério, que tem altíssimo valor agregado, importados na grande maioria e que demandam planos específicos de manutenção.
A disponibilidade na mina deve ser total para evitar a descontinuidade na operação, mas algumas questões e indicadores precisam ser respondidos com frequência.
- 1- Disponibilidade média de cada equipamento;
- 2- Equipamentos que param com frequência (falha de produto?);
- 3- Tempo de uso x programação de substituição;
- 4- Distância entre a área de manutenção e o pátio;
- 5- Plano de manutenção atual x ideal;
- 6- Recorrência de serviços externos de reparos;
- 7- Volume de reparos fora da garantia;
- 8- Prazo médio de recebimento de peças e componentes;
- 9- Número ideal de operadores e turnos;
- 10- Frota ideal para alcançar as metas previstas de produção;
Dados em grande volume em um projeto conjunto com a PARAGON, produzidos a partir de um grande projeto de dimensionamento de frota e de parque fabril, dão a completa visão da dinâmica e da produtividade dos equipamentos.
Com a modelagem e simulação dos dados, é possível usar um espelho digital da operação atual (o digital twin) para simular cenários testando as variáveis presentes na operação com estresse de eventos – picos de extração, condições climáticas e geológicas e outros – e validar os resultados.
Com isso, elimina-se um grande risco: investir alto em um modelo que não foi saturado o suficiente para demonstrar a capacidade de gerar os resultados esperados (ou superiores).
Mineração: Clientes Paragon
Novos projetos e atualizações podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com melhor planejamento inicial, e metodologia e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da Paragon, desde 1992.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a cadeia de valor da sua mineração?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!