Segmentos / Siderurgia
Siderurgia: Conheça a Parceria Paragon
A siderurgia demanda estudos precisos e constantes para a redução de custos, o crescimento operacional e o ganho de eficiência nos processos, de forma que as empresas do setor se mantenham competitivas.
O mercado consumidor exige da indústria siderúrgica uma eficiência cada vez maior na produção e no cumprimento de prazos e também trabalhar com um portifólio, o que aumenta a complexidade de todas as etapas do ciclo produtivo.
Além disso, é um setor que onde a competividade é cada vez maior no mercado global. Com tanta pressão por qualidade e resultados e por uma operação com o máximo de eficiência, é essencial cumprir um planejamento preciso e com uma visão ampla de todas as condições.
As ferramentas analíticas dinâmicas, onde a simulação de processos permite um sem-número de análises e testes, são os recursos ideais para rever minuciosamente toda a supply chain de siderurgia.
Você conhece essas soluções de inteligência de dados que fazem a logística siderúrgica alcançar um nível mais alto de qualidade em seus processos?
Venha conhecer o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios no mercado de siderurgia
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Como a manutenção influencia na minha produtividade?
- 3- Qual deve ser a infraestrutura para alcançar a meta de produção?
- 4- O Rump Up da operação vai atender aos requisitos?
- 5- O pátio de matérias primas suportará a possível sazonalidade de abastecimento?
- 6- As rotas no pátio podem comprometer a produção?
- 7- O repotenciamento das rotas será suficiente, ou novas correias deverão ser instaladas?
- 8- Qual a regra de estocagem de placas e bobinas devem ser obedecidas, para evitar movimentações desnecessárias?
- 9- A Infraestrutura do porto atende a produção?
- 10- O ramal ferroviário suportará a alimentação da planta?
- 11- Qual deverá ser a estratégia de utilização das pontes rolantes, para atender as necessidades de movimentação?
- 12- Pátio de sucatas: como dimensionar e tornar a operação mais segura?
- 13- Como preparar o site para a entrada de novos acabamentos e tratamentos dos produtos?
- 14- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 15- Como testar o value stream mapping (VSM) antes da implementação?
- 16- Como reduzir os custos de demurrage?
- 17- Como melhorar o projeto?
- 18- Como validar a capacidade da planta?
- 19- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 20- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 21- Como a minha política de manutenção deve funcionar?
- 22- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 23- Como os operadores influenciam na performance geral?
- 24- Qual a ocupação dos meus recursos e operadores?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Paradas de manutenção na indústria siderúrgica
Na siderurgia, onde prazos são definidos com precisão para atender grandes contratos internos e de exportação e as paralisações não programadas são o fator crítico mais relevante.
É preciso buscar formas de minimizar as ocorrências através de uma gestão da manutenção que se apoie em informação de qualidade, pois as perdas ocorrem em cadeia:
- Custo de reparo mais elevado pelo atendimento em emergência;
- Gasto adicional com horas extras para restabelecer a programação;
- Multas por descumprimento de prazos;
- Perda de negócios;
- Prejuízos à imagem da empresa.
A tecnologia pode ajudar a reduzir ou eliminar as paralisações de equipamentos, aumentar a disponibilidade técnica e preservar o ritmo produtivo.
Uma ferramenta de modelagem de dados combinada com simulação é fundamental para manusear uma grande massa de dados técnicos e de performance dos equipamentos e projetá-los na correlação com as demais políticas da cadeia produtiva.
- Recursos humanos: operadores e turnos;
- Programação de manutenção preventiva;
- Gestão de compra de peças e serviços de terceiros;
- Planejamento de renovação de frota.
Não conformidade na indústria siderúrgica
A não conformidade – o atestado de que o processo em questão não atende um requisito fundamental para o andamento da cadeia nas condições exigidas – é outro aspecto de grande peso na cadeia produtiva da siderurgia.
Os resultados insatisfatórios, por menores que sejam, comprometem a produção. Os processos exigem monitoramento e análise constantes e, principalmente, de estudos preditivos dentro do ecossistema da siderurgia.
A solução de tecnologia PARAGON permite gerar um ambiente digital, simular cenários com inúmeras condições hipotéticas, analisar resultados e chegar à gestão de manutenção ideal.
Os processos de sinterização, coqueria, aciaria, laminação e acabamentos e diversas rotinas são representados nesse digital twin com a possibilidade de analisar a capacidade possível, identificar gargalos e testar estratégias de operação e trade off de equipamentos.
Dessa forma, é possível produzir respostas rápidas e corretas, limitar os eventos às paradas preventivas, ter custos menores de manutenção e criar um ambiente produtivo mais eficiente.
Gestão operacional na indústria siderúrgica
Uma indústria siderúrgica reúne diversas unidades de transformação, uma logística de abastecimento multimodal e equipamentos pesados e complexos para o manejo das matérias primas, a produção e a expedição dos produtos acabados.
São diversos ecossistemas com dinâmicas próprias, o que leva a gestão operacional a enfrentar diversas situações que podem paralisar uma operação – e muitas delas podem ser previstas com o uso de ferramentas de análise preditiva de dados.
Um bom exemplo é o pátio de placas ou bobinas, que tem a necessidade de diminuir suas movimentações para otimizar o espaço e não condenar a capacidade da planta.
Outro evento crítico é a interrupção da cadeia de suprimentos, como em um ramal ferroviário, por exemplo. São necessárias estratégias de contorno ou investimentos para mudança de modal.
Essas e muitas outras ações devem acontecer do dia pra noite e exigem um planejamento rápido e eficiente baseado em um simulador de eventos.
A inteligência de dados com a representação virtual desses ecossistemas, uma expertise da PARAGON, reúne qualidade da informação com segurança na construção de cenários.
Siderurgia: Clientes Paragon
Novos projetos e atualizações podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com melhor planejamento inicial, e metodologia e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da Paragon, desde 1992.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a sua cadeia de produção siderúrgica?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!