Segmentos / Portos
Portos: Conheça a Parceria Paragon
O modal marítimo ainda é a opção com o melhor custo, pela grande capacidade de movimentação e o surgimento de embarcações maiores – uma consequência direta do crescimento do comércio entre os países.
O setor de Portos e Terminais é um componente crítico do fluxo de matérias-primas e produtos acabados ao redor do mundo.
Porém, os obstáculos à excelência operacional são muitos: complexidade estrutural, variedade de cargas movimentadas e até mesmo as condições climáticas são apenas alguns deles, desafiando a eficiência.
Por outro lado, os investimentos e uma gestão portuária eficiente são substanciais. Um modelo eficiente e ágil de armazenagem e movimentação de cargas é o diferencial que negócios em todo o mundo precisam para competir em alto nível.
Não há mais como adiar a presença da tecnologia e da ciência de dados na operação portuária. É preciso investir em soluções que representem virtualmente o ambiente portuário fielmente, com teste de hipóteses e simulação de diferentes cenários.
Você conhece as ferramentas de alto nível que fazem a logística portuária subir de patamar?
Venha conhecer o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios na indústria portuária
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Qual é a projeção dos meus níveis de estoque?
- 3- Qual é o giro dos pátios?
- 4- Como a manutenção influencia na minha produtividade?
- 5- Como equilibrar o uso dos diversos modais, garantindo as metas de expedição?
- 6- Qual deve ser a frota para alcançar a meta de movimentação?
- 7- Qual o impacto no tráfego das rodovias, conforme a programação?
- 8- Qual o tempo de residência dos produtos nos pátios?
- 9- Como evitar o demurrage, com os novos investimentos?
- 10- Como os modais influenciam na minha capacidade do terminal?
- 11- Como configurar meu pátio para potencializar os resultados e diminuir as movimentações?
- 12- Posto de abastecimento, scanners e balanças: onde colocar e qual o tamanho?
- 13- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 14- Como testar o value stream mapping (VSM) antes da implementação?
- 15- Como reduzir os custos de demurrage?
- 16- Como melhorar o projeto?
- 17- Como dimensionar os equipamentos no campo?
- 18- Como contornar os impactos climáticos na operação?
- 19- Como validar a capacidade do porto?
- 20- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 21- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 22- Como a minha política de manutenção deve funcionar?
- 23- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 24- Como os operadores influenciam na performance geral?
- 25- Qual a ocupação dos meus recursos e operadores?
- 26- Qual o impacto da inclusão de novos players em um canal compartilhado?
- 27- Qual o efeito do sequenciamento dos navios na capacidade do terminal e do canal?
- 28- Como será o uso dos rebocadores, para dimensionamento e forma de contratação?
- 29- Como as condições de maré, onda, vento e luz limitam a capacidade do terminal?
- 30- Qual a infraestrutura na retroárea é necessária para mitigar os impactos nas redondezas?
- 31- Qual o tamanho de navio que maximiza os movimentos por hora, toneladas por hora carregadas ou descarregadas no costado?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Busca por mais eficiência portuária
Um ecossistema portuário é dos mais complexos e desafiadores e exige um olhar permanente sobre as inúmeras variáveis que vão impactar na performance.
Em uma estrutura portuária, é fundamental obter o máximo de previsibilidade para transmitir confiança aos clientes, que precisam embarcar e desembarcar com o menor índice de atrasos, de filas e de armazenagem desnecessária.
Como lidar com tantas questões, ser eficiente e obter ótimos resultados? Através da tecnologia de ponta com a ciência de dados.
Soluções de modelagem matemática de dados e simulação de eventos discretos são os recursos mais avançados e eficazes para transformar a gestão portuária.
Com eles, a PARAGON confere alta qualidade em mapeamentos e análises nos projetos das mais variadas naturezas – construção, expansão, dimensionamento – utilizando softwares e metodologias mundialmente reconhecidos.
Novas tecnologias de gestão já são realidade no setor portuário
O setor portuário vem, há alguns anos, percebendo a importância estratégica de usar ferramentas digitais de análise e tomada de decisão baseadas em modelagem matemática de dados e ambientes de simulação (os digital twin).
Terminais de contêineres, petrolíferos, de exportação de minérios já usam essas soluções para mapear operações das mais intrincadas do mercado e onde as falhas, por menores que sejam, são capazes de provocar perdas de milhões e grandes danos à imagem.
Softwares de ciência de dados podem, por exemplo, gerar cálculos e previsão do calado dinâmico, de assoreamento e erosão do fundo marinho, previsões climáticas de mar, chuvas e ventos e compartilhar os dados com todas as áreas envolvidas.
O Porto de Açu e o Santos Brasil são alguns exemplos de parcerias PARAGON para adotar simulação de eventos discretos, que permite que os usuários analisem o comportamento de um processo ou sistema ao longo do tempo.
Um dos mais complexos sistemas de navegação do mundo, o Canal do Panamá usou os softwares PARAGON em um objetivo grandioso e bem-sucedido: construir o terceiro conjunto de eclusas para atender embarcações maiores.
Conheça a história de sucesso da PARAGON com o Canal do Panamá
É possível desenvolver um projeto de implementação ou expansão de logística portuária, usando a modelagem dos dados das diferentes áreas dentro da estrutura.
Os dados são consolidados e feitos inúmeros cruzamentos de informações para gerar o digital twin – um ambiente virtual que permite simular diversas situações possíveis.
Dessa forma, a gestão portuária detectará e avaliará riscos e oportunidades e decidirá pelo contexto com maior potencial para entregar os resultados esperados.
A possibilidade de uso do digital twin traz mais segurança para a decisão de aportar os recursos materiais, humanos e tecnológicos com a maior segurança financeira.
Portos: Cases Paragon
Portos: Clientes Paragon
Novos projetos e atualizações podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com melhor planejamento inicial, e metodologia e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da Paragon, desde 1992.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a sua operação portuária?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!