Segmentos / Ferrovias

Ferrovias: Conheça a Parceria Paragon

O setor Ferroviário vai se tornar cada vez mais relevante e estratégico, pelas necessidades da economia brasileira de optar por um modal de transporte mais viável financeiramente.

Transportar sobre trilhos reúne benefícios importantes:

Já o segmento metroferroviário com metrôs e VLT vai expandir nos próximos anos para atender à demanda por alternativas aos ônibus e carros nas grandes e médias cidades.

Como podemos ver, as expectativas de crescimento são muito boas. Mas como lidar com elas e prever um modelo operacional eficiente e lucrativo em um setor com investimentos altos, equipamentos específicos e planejamento de longo prazo? 

A resposta está na inteligência de dados.

Com ferramentas de modelagem matemática e simulação de cenários, é possível definir os investimentos e a gestão ideais muito antes de colocar o capital na mesa. 

Você conhece essas soluções que fazem a operação ferroviária alcançar um nível mais alto de qualidade em seus processos?

Vamos mostrar o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!

Desafios na indústria ferroviária

Como resolvemos

O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.

Planejamento de investimento no setor ferroviário

Inovações tecnológicas, novas concessões e clientes mais exigentes e com logísticas cada vez mais apertadas e gestão de estruturas e equipamentos por décadas de vida útil; essa é a complexidade que conhecemos dos setores ferroviário e metroferroviário.

Um ecossistema de logística metroferroviária exige estruturas altamente complexas, grandes espaços físicos, equipamentos de alto valor agregado, com destaque para o material rodante que é o componente de maior desgaste e que exige uma programação de longo prazo para as aquisições e recebimentos.

Planejamento estratégico no setor ferroviário

Muitas empresas do setor metroferroviário, diante de tamanha complexidade e da urgência de produzir e cumprir metas, decidem por uma das possibilidades de planejar estrategicamente:

Se o planejamento for feito com base nas soluções tradicionais para levantar dados, que muitas vezes são apenas uma parte do que é realmente preciso para tomar as melhores decisões, o resultado será muito inferior às metas.

São muitas as variáveis que precisam de ferramentas de análise interrelacional, considerando os impactos de uma variável sobre as demais. Essas abaixo são apenas algumas delas.

Pequenos ajustes na grade horária ou na quantidade de trens disponíveis, por exemplo, são necessários em função da variação de demanda, da necessidade de paralisar uma composição para manutenção e diversos outros fatores.

Projetos de expansão ou redimensionamento podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com o melhor planejamento inicial, usando ciência de dados e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da PARAGON desde 1992.

Gestão de ativos e equipamentos no setor ferroviário

Poucas atividades possuem uma complexidade de gestão de ativos no nível do setor ferroviário. São equipamentos de alto valor agregado, importados na sua maioria e que possuem a vida útil mais longa do mercado.

A manutenção desse maquinário exige um planejamento de longo prazo, com estratégias muito precisas de intervenções, especialmente com o material rodante, o principal componente para a operação das composições.

Soluções com inteligência de dados, mapeando um grande volume de informações, permitem que sejam construídos planos de manutenção com alta precisão de gestão e com amplas chances de sucesso no dia a dia.

Um digital twin (simulação) é essencial para visualizar todas as alternativas a partir de uma massa de dados mais ampla possível e testar a implementação de estratégias e projetos, que serão usados por décadas.

Ferrovias: Clientes Paragon

Na era digital, não basta somente incluir um atendente a mais ou implantar um chatbot ineficiente. É necessário testar e mensurar as alternativas para garantir a excelência das operações. Clientes exigentes e a facilidade da propagação da informação no caso de um mau atendimento, são custos tangíveis e intangíveis, que podem manchar a reputação de uma empresa e arriscar milhões em vendas perdidas. É necessário um grande planejamento e um gêmeo digital é essencial para testar as alternativas.

Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras na sua cadeia de produção ferroviária?

A PARAGON pode ser a sua aliada!

Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!