Segmentos / Varejo
Varejo: conheça a parceria Paragon
A universalidade de muitos segmentos do varejo – artigos de higiene e limpeza, alimentos, vestuário – exige uma operação precisa e eficiente, entregando a melhor performance em um setor onde a expressão tempo é dinheiro alcança o maior significado.
O setor de Varejo é seguramente o setor mais sensível à competitividade no mercado – e onde a quantidade e a qualidade dos concorrentes cresce a cada dia. Não poderia ser diferente: estamos falando da grande maioria das necessidades humanas e sociais.
Mesmo os segmentos mais nichados em termos de público – bebidas, equipamentos de luxo, artigos importados – trabalham de forma incessante para aprimorar essa que é uma das mais complexas cadeias logísticas.
Tudo na cadeia de produção do varejo é superlativo:
- Programações de compras;
- Políticas de gestão de estoque, ressuprimento e logística de expedição;
- Gerenciamento de uma extensa e complexa rede de fornecedores;
- Sistema de distribuição envolvendo fábricas, centrais de armazenamento e redes de lojas.
Além disso, para as lojas físicas, o e-commerce é um concorrente pesado, aumentando a importância de buscar a redução de custo como forma de equilibrar a rentabilidade e permitir o investimento em novas formas de diferenciação no mercado.
Sua empresa varejista está tomando decisões altamente estratégicas e baseadas em informações seguras e atualizadas?
Milhões de reais estão em jogo com grandes mudanças – e também em risco se essas mudanças não forem estudadas com a profundidade que elas exigem.
Você conhece essas soluções?
Vamos mostrar o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios no setor de varejo
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Qual deve ser a minha base instalada para um crescimento de 150%?
- 3- Qual a interferência da troca de modais na minha produtividade e custos?
- 4- O espaço físico existente atende até qual nível de demanda?
- 5- Como o número de SKU influencia na minha produtividade?
- 6- O meu mix de produtos atende à demanda projetada?
- 7- Como a automação impactará na minha produtividade?
- 8- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 9- Como testar o value stream mapping (VSM), antes da implementação?
- 10- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 11- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 12- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 13- Como os operadores influenciam na performance geral?
- 14- Qual a ocupação dos meus recursos e operadores?
- 15- Como deve ser o balanceamento dos meus fretes SPOT e contratados?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Investimento no omnichannel no varejo
O omnichannel não é o futuro da experiência do cliente: já é o presente e está fazendo a diferença em muitos setores de mercado – especialmente no varejo, onde a relação entre o consumidor e a marca é a mais forte.
É preciso dar ao cliente a sensação de unicidade no atendimento e, ao mesmo tempo, convergir as diversas abordagens – online e offline – que ele possa usar para um processo que:
- Potencialize a eficiência de cada canal e a contribuição dele para a eficiência dos demais, a partir de uma troca de informações ágil e segura;
- Reduza custos com a eliminação de processos concorrentes de atendimento e a escolha por métodos com a melhor relação entre custo e benefício para cada perfil de público;
- Redução de perda de vendas e de clientes.
Para o sucesso desta grande transformação digital no varejo, é fundamental que os estudos sejam feitos com o maior volume possível de dados modelados para extrair o máximo de relevância deles na definição do melhor cenário de omnichannel.
A simulação de eventos tem um papel crucial: a partir de todo o processo mapeado e desenhado em detalhes, um software de alto nível permitirá que todas as variações sejam testadas.
O ambiente virtual é estressado com situações cotidianas e extremas – picos de demanda em cada canal, impactos na cadeia logística e outras – e os resultados disso são avaliados.
A PARAGON provê soluções de ciência de dados e de simulação de cenários, que permitem prever tendências e riscos antes da tomada de decisões.
Gerenciamento integrado da cadeia de suprimentos
O setor de varejo possui um ciclo operacional desafiador, com inúmeros polos de gestão e decisão e tudo isso precisa se relacionar com sintonia para que os riscos sejam mitigados e cada ponto de venda seja abastecido com agilidade e eficiência.
Todo o sucesso da cadeia de suprimento e atendimento estará baseada na eficiência de cada uma dessas etapas, que por sua vez dependerá diretamente da qualidade dos dados de entrada e dos dados de saída que entrega para a próxima etapa da cadeia.
Parece simples, mas:
- Cada área tem claramente os seus dados de entrada necessários?
- Os dados que cada área demanda estão disponíveis no tempo ideal?
- Os operadores têm facilidade de acesso para chegar às informações?
- As informações são suficientemente claras a todos?
- Os dados produzidos são o que a área realmente necessita?
- Os processos são periodicamente validados?
- Existem testes de eficiência dos processos antes de implementar?
- Quais os indicadores de desempenho de cada área?
- Os indicadores são suficientemente claros?
- Quais as não conformidades de processos e onde elas impactam?
Uma das maiores dificuldades nas empresas de varejo é gerar todo esse universo de dados e chegar às melhores escolhas. Ambientes dessa magnitude exigem soluções tecnológicas de alto nível para que a informação clara seja o centro de todas as análises.
É fundamental mapear os processos, modelar matematicamente grandes massas de informações, definir um ambiente digital que permita simular as diversas condições e chegar aos processos e dados de entrada ideais para alcançar as metas definidas.
As soluções PARAGON permitem a modelagem de eventos discretos – representar o comportamento de um sistema complexo como uma série de eventos bem definidos, simular cenários hipotéticos e testar condições antes de implementar as grandes mudanças.
Isso representa uma grande economia de recursos que são investidos a partir de cenários que não são profundamente avaliados.
Varejo: Clientes Paragon
Novos projetos e atualizações podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com melhor planejamento inicial, e metodologia e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da Paragon, desde 1992.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a sua cadeia de produção no varejo?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!