Segmentos / Óleo e Gás
Óleo e Gás: Conheça a Parceria Paragon
A supply chain de óleo e gás é uma das mais complexas no mundo. Com altos custos e investimentos de longo prazo em infraestrutura, planejar corretamente é mais que um desejo, é uma necessidade para sobrevivência do negócio.
O mercado de óleo e gás convive com desafios dos mais críticos, como o atendimento às regulamentações governamentais e as rígidas normas de segurança e de preservação ambiental.
Todo esse conjunto de condições fazem as empresas repensarem constantemente seus processos, colocando o digital twin como peça chave para o planejamento da cadeia de suprimento integrada.
As ferramentas de simulação podem ajudar as empresas a analisar mudanças potenciais nas operações, nas cadeias de produção e incorporar o impacto de fatores externos como as condições geológicas e climáticas, a demanda e os preços de mercado.
As soluções PARAGON permitem a modelagem de eventos discretos, que consiste em retratar todo o comportamento de um sistema complexo através de uma série de eventos definidos.
Isso funciona com eficiência em ambientes de processos onde haja variabilidade e complexas interações do sistema.
Venha conhecer o valor que a CONSULTORIA PARAGON vai agregar às suas decisões rumo ao crescimento!
Desafios na indústria de óleo e gás
- 1- Como identificar os gargalos da minha operação?
- 2- Como se comporta a minha capacidade de tancagem com as demandas previstas?
- 3- Qual é o giro da minha tancagem?
- 4- Como a manutenção influencia na minha produtividade?
- 5- Qual deve ser a frota para alcançar a meta de movimentação?
- 6- Como os modais influenciam na minha capacidade do terminal?
- 7- Qual deve ser o tamanho do batch x capacidade de armazenamento?
- 8- Qual vai ser a minha ocupação dos berços?
- 9- Quais são as consequências da implantação Lean?
- 10- Como testar o Value Stream Mapping (VSM), antes da implementação?
- 11- Como reduzir os custos de demurrage?
- 12- Como melhorar o projeto?
- 13- Como validar a capacidade da planta?
- 14- Qual é a capacidade máxima do sistema?
- 15- Quais os motivos das minhas perdas de capacidade?
- 16- Como a minha política de manutenção deve funcionar?
- 17- Como os turnos afetam a minha produtividade?
- 18- Como os operadores influenciam na performance geral?
- 19- Qual a ocupação dos meus recursos e operadores?
Como resolvemos
O time da PARAGON é formado por especialistas em ferramentas de tomada de decisão. São softwares e metodologias estatísticas, de modelagem, gerenciamento e visualização de dados. Utilizamos as mais modernas tecnologias de simulação, otimização, scheduling e data visualization. Nosso objetivo maior é oferecer segurança para a tomada de decisão, apresentando resultados e alternativas simples para problemas complexos que ajudem a alcançar as metas de produtividade e lucratividade através da redução de custos, da otimização de investimentos e a eliminação de desperdícios.
Previsibilidade das operações
A cadeia de suprimento de óleo e gás é extremamente intrincada e distribuída ao longo de operações – extração, refino, armazenagem, distribuição e consumo – que são, isoladamente, maiores que as supply chain de mercados inteiros.
Isso se deve ao grau de complexidade do que está inserido em cada etapa: equipamentos com grande nível de elaboração e produzidos unicamente para o segmento, diversas regulações públicas e setoriais e a qualificação específica dos profissionais.
Por isso, o foco nos processos deve ser absoluto, para que haja a maior previsibilidade possível nas rotinas e o atingimento das metas de desempenho definidas.
Qualquer definição incorreta pode levar a falhas – que neste setor sempre são de grandes proporções – e a perdas de milhões de reais, além de colocar toda a eficiência da cadeia de gás e óleo em risco operacional e financeiro.
As perguntas são muitas e precisam de respostas rápidas como um ciclo de óleo e gás.
A combinação de software e metodologia de mapeamento de processos em alto nível é a solução para conhecer todos os subprocessos e rotinas – e sabemos que são muitos – e, a partir de simulações virtuais de possíveis cenários, é possível:
- Redesenhar processos e rotinas;
- Definir e redefinir metas;
- Estabelecer métricas de desempenho alinhados às metas;
- Encontrar pontos com possíveis quick wins, a médio e longo prazo.
As ferramentas de simulação podem ajudar as empresas de óleo e gás a detectar mudanças potenciais em suas operações e cadeias de suprimentos e até mesmo incorporar o impacto de fatores externos – clima, demanda de mercado, câmbio e preços de commodities.
A PARAGON dispõe da expertise de modelagem matemática de dados que apoiam o desenho dos processos correntes (as is) e ajudam na escolha do cenário (to be) para alcançar os níveis desejados de performance, reduzir custos, programar eventos e mitigar riscos.
Gestão inteligente de ativos
Um dos maiores desafios dentro da indústria de óleo e gás – talvez seja o maior deles, em questão de capital investido – é executar uma gestão assertiva dos ativos – uma série de equipamentos, importados na maioria e com características específicas.
A manutenção é uma tarefa extremamente complexa e que precisa de ações coordenadas, como a gestão de ativos inteligente – um conjunto de ações sistematizadas em alinhamento com metodologias e softwares.
A plataforma única de gestão, com medições em tempo real e remotas, otimiza os recursos e permite programar paralisações corretivas, reduzindo os custos com reparos e otimizar a manutenção preventiva.
Implementar e aprimorar a gestão inteligente de ativos permite definir questões cruciais para a excelência operacional.
- 1- Capacidade de tancagem com a previsão de demanda;
- 2- Giro da tancagem;
- 3- Dimensão necessária do parque técnico;
- 4- Política de manutenção (periodicidade, logística);
- 5- Estrutura necessária para a gestão;
- 6- Soluções de sistemas necessárias.
Com a PARAGON, é possível desenvolver, através de soluções de modelagem de dados, um projeto que identificará os potenciais riscos do ambiente atual de gestão, fará o levantamento completo de dados e simulará ambientes virtuais.
Esses ambientes digitais permitem estressar todas as variáveis sem fazer investimentos até que as melhores condições sejam escolhidas para uma gestão de ativos alinhada com as metas da empresa.
Óleo e Gás: Cases Paragon
Óleo e Gás: Clientes Paragon
Novos projetos e atualizações podem ser arriscados para realizar. Reduza o risco de gastos excessivos e atrasos com melhor planejamento inicial, e metodologia e arquiteturas de projeto testadas por mais de 1.000 clientes da Paragon, desde 1992.
Quer levar ao seu projeto a excelência de dados e tomar as decisões mais assertivas e seguras para a cadeia de produção de óleo e gás?
A PARAGON pode ser a sua aliada!
Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!