Cases / ITAÚ

Case Paragon: História de Sucesso do Banco Itaú

O Banco Itaú é um dos 3 maiores do Brasil e persegue a excelência no atendimento aos seus clientes. É nesse contexto que a PARAGON buscou mais uma história de sucesso!

Case Banco Itaú: Busca Pelo Atendimento Ainda Melhor

Em que pese todos os avanços tecnológicos nas últimas décadas para o uso dos sites e aplicativos, os bancos ainda enfrentam um desafio tão antigo quanto eles: as filas nas agências.

É um problema que naturalmente nasceu com o sistema bancário, se agravou nas últimas décadas com o fechamento de várias instituições e ainda se mantém, apesar dos investimentos do setor na tecnologia de sites e aplicativos e na segurança de dados.

Para este cenário, concorrem alguns fatores estruturais e culturais:

Como podemos ver, o Brasil tem diversas realidades dentro dele e os bancos precisam lidar com as características regionais e, ao mesmo tempo, buscar alternativas que reduzam seus custos operacionais e melhorem o atendimento.

É neste contexto que a PARAGON trabalhou em parceria com o BANCO ITAÚ. Vamos falar mais sobre o CASE PARAGON ITAÚ, uma história de sucesso!

Case Banco Itaú: Os Desafios

As filas nos bancos ainda são uma grande dor para clientes, funcionários e gerentes das agências. Prejudicam o ritmo de vida das pessoas e impactam nas muitas outras atividades que precisam ser resolvidas.

Como vimos anteriormente, motivos não faltam para que as filas existam e sejam uma questão sempre a ser resolvida – ou pelo menos atenuada.

Elas representam uma grande dificuldade operacional para os gerentes, que precisam administrar:

Case Banco Itaú: Soluções

Para este projeto, utilizamos o software SIMIO, um software de modelagem e simulação com uso de animação em 3D e especialmente indicado para análise e simulação de cenários de operações industriais e de logística.

O SIMIO combina procedimentos e objetos que ajudam a detectar oportunidades e riscos operacionais, falhas de toda a natureza e gastos incompatíveis com os resultados alcançados.

Basicamente no BANCO ITAÚ, estamos falando, entre outros indicadores:

Da parte do BANCO ITAÚ:

Todas essas informações foram inseridas no SIMIO para produzir os diversos cenários simulados.

Case Banco Itaú: Resultados

Com o SIMIO e as demais metodologias, aliadas à vivência e a expertise de análise do consultor PARAGON, foi possível desconstruir toda a cadeia do processo de atendimento, tanto para os guichês quanto para as mesas.

Isso permitiu identificar os melhores parâmetros do sistema de gestão de chamados de forma personalizada para cada agência. Outro aspecto importante foi avaliar a previsão do impacto nos indicadores de filas.

Os resultados implantados através de projetos-pilotos confirmaram a eficiência de um algoritmo testado, superando as metas de tempo médio de atendimento definidas como ideais na política de relacionamento do banco com os clientes.

O estouro de tempo foi reduzido em quase a metade do valor coletado no levantamento de indicadores de performance e, em alguns casos, chegou a zerar o long tail. 

Além disso, o cliente pode simular novas operações e ajustes antes de colocá-los em funcionamento, reduzindo e até eliminando os riscos operacionais e financeiros durante e após a implementação.

Case Banco Itaú: Depoimento do Cliente

APRESENTAção

Gestão de fluxo em agências

itau1.jpgitau1.jpg
itau2.jpgitau2.jpg
itau3.jpgitau3.jpg
itau4.jpgitau4.jpg
itau5.jpgitau5.jpg
itau6.jpgitau6.jpg
itau7.jpgitau7.jpg
itau8.jpgitau8.jpg
itau9.jpgitau9.jpg

Quer levar ao seu projeto a excelência de dados para tomar as decisões mais assertivas e seguras?

A PARAGON pode ser a sua aliada!

Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!