Como melhorar a pontualidade na entrega

O tempo é nosso bem mais precioso e desperdiçar até mesmo a menor quantidade pode ser prejudicial para o seu negócio

O planejamento é parte principal no que diz respeito à prever todas as etapas envolvidas no processo de entrega. Todos os pontos devem ser considerados: desde tempo para o carregamento do veículo, paradas para abastecimento, depósito e outros eventos recorrentes. Já para os imprevistos, é importante elaborar um plano de ação.

Em um centro de distribuição logístico, por exemplo, cada trabalho exige horários específicos de chegada, processamento e saída. Qualquer tempo de inatividade extra aumenta os custos internos com mão de obra e externamente com a detenção do motorista.

Analisando um cenário comum de operação em centros logísticos

Uma série de caminhões chega em quatro noites, três caminhões de cada vez, onde cada caminhão tem um horário específico de chegada às 17h, 19h e 21h. Se não estiverem no prazo, haverá custos extras.

O relógio é iniciado com o carregamento dos caminhões e os motoristas são liberados do centro de distribuição. Eles dormem o dia todo para viajar 800 km durante a noite até seu destino. O produto final estava indo para um novo hospital em uma grande cidade. Os caminhões chegam em um horário programado pela manhã para coincidir com um guindaste que deve estar no local.

Pontualidade é fundamental neste cenário. Um caminhão pode entrar, ser descarregado e sair pela mesma entrada. Além disso, o pessoal encarregado poderia estar no local prontos para pegar o produto descarregado e começar a usá-lo.

Os motoristas devem ser agendados pelo menos dois dias antes da chegada para garantir que o guindaste tenha uso constante. O caminhão deve estar fora do local rapidamente para manter os custos baixos. Os custos aumentam conforme o sistema atrasa. Se um caminhão fica parado por uma hora extra, são 10 trabalhadores x $ 50 / hora + guindaste e operador a $ 500 / hora + $ 400 / hora extra.

Se os horários de entrega são perdidos, não apenas os trabalhadores ficariam parados, mas também o guindaste, outros motoristas, nosso motorista quando ele finalmente chegasse, e as pessoas que pagam para construir o prédio. Recuperar o tempo de deslocamento após um problema desses pode ser caro e demorado.

Se o planejamento não é executado corretamente, algumas questões podem surgir: qual é a opinião do cliente sobre sua empresa e este erro? Qual a melhor forma de lidar com isso? Qual é o melhor resultado possível? Foi feito um planejamento adequado?

Neste cenário, se um caminhão chega uma hora atrasado, uma infinidade de problemas pode surgir.

Como determinar de onde vem os custos extras, reconstruir a confiança e os relacionamentos com meu cliente e o cliente deles? Tudo isso enquanto mantém o foco em fazer com que os outros caminhões do resto do dia se encaixassem em um novo cronograma.

A situação pode ser solucionada, mas o tempo perdido tentando corrigir um problema é prejudicial para o seu negócio.

Use a simulação na logística para evitar problemas

A abordagem mais bem-sucedida para evitar possíveis cenários de erro é ter um plano concreto. É importante compreender o risco inerente aos processos. Ao confiar nas ferramentas tradicionais de agendamento, você confia nas médias e espera que tudo dê certo.

A simulação em um processo logístico permite que você planeje a incerteza, evite custos adicionais e melhore os níveis de serviço de entrega no prazo. A simulação traz a segurança para tomar a melhor decisão.

 

Texto adaptado e traduzido do original.

Últimas Notícias