Cases / YPÊ

Case Paragon: História de Sucesso
da Ypê

Os produtos da Ypê estão presentes em lares de todas as classes sociais, das grandes capitais aos menores municípios brasileiros. É dessa história de mercado que a PARAGON participou!

Case Ypê: Contribuindo Para os Lares Brasileiros

Quando ouvimos o nome YPÊ imediatamente vem à mente uma série de produtos que fazem parte do nosso dia a dia em vários momentos e lugares. Poucas marcas representam tão bem o conforto e o bem-estar nas residências.

Afinal, os produtos da empresa estão presentes em lares de todas as classes sociais, de grandes centros urbanos até os menores municípios brasileiros, com um portifólio extenso e dividido em três categorias: limpeza da casa, cuidado com a roupa e higiene corporal.

Para assegurar a forte presença e a imagem tão bem construída ao longo de décadas entre os consumidores em todo o Brasil, a YPÊ investe fortemente na cadeia de suprimento e na logística para atender o mercado revendedor através do Centro de Distribuição em Amparo (SP).

A empresa também conta com quatro unidades fabris em três Estados. Foi em Amparo que tivemos a oportunidade de estabelecer um projeto de otimização de uso espacial do CD.

O desafio da empresa é ter sempre as melhores condições operacionais para responder à demanda de produtos acabados e atender o mercado com rapidez e segurança.

É neste contexto que a PARAGON trabalhou em parceria com a YPÊ. Vamos falar sobre o CASE PARAGON YPÊ, mais uma história de sucesso!

Case Ypê: Os Desafios

Um Centro de Distribuição é um organismo vivo dentro da estratégia empresarial de atendimento a clientes, sejam os consumidores finais ou revendedores.

Sua criticidade é especialmente grande para a YPÊ, que opera com um grande portfólio de produtos com alta rotatividade.

Velocidade com eficiência e segurança deve ser a principal meta na gestão de um Centro de Distribuição e isso exige investimentos e monitoramento permanente de performance. Qualquer desvio em um processo pode representar a perda de qualidade no atendimento externo.

É um setor onde uma grande quantidade de dados pode ser usada para avaliar riscos e oportunidades a partir de uma série de indicadores, onde podemos destacar:

Para o PROJETO PARAGON YPÊ, o foco do cliente era avaliar a capacidade efetiva de armazenamento de pallets de produtos acabados no transelevador do centro de distribuição (CD) de Amparo. 

Esta análise tinha como objetivo identificar se a atual estrutura do CD atendia o potencial aumento de demanda da companhia. Decisões importantes, envolvendo investimento financeiro ou revisão de estratégias logísticas, sairiam dos resultados deste trabalho.

Case Ypê: Soluções

Podemos dividir a solução em duas grandes etapas:

1 – Levantamento de Dados

Esta fase é crucial nos projetos de modelagem matemática e simulação de cenários da PARAGON em todos os segmentos de mercado, mas especialmente nas cadeias logísticas, onde há uma riqueza de dados para suportar as etapas de construção e decisão.

Foram levantados os dados históricos e projetados de demanda, a capacidade de armazenamento do transelevador, buffers e os tempos de operação. 

2 – Construção da Solução

Esta é a etapa mais importante do projeto: o momento de aplicar a solução de simulação de cenários. 

A partir de todos os coletados na primeira etapa, é possível para a PARAGON construir um modelo matemático de alta complexidade que vai avaliar a capacidade do sistema buffers-transelevador de absorver a demanda de pallets.

Na simulação, podemos analisar o comportamento do sistema a partir de diversas situações hipotéticas, com toda a riqueza de informações colhidas anteriormente. Absolutamente tudo que pode impactar na métrica desejada será usado.

Desta forma, é possível para o cliente visualizar não só o comportamento do sistema em diferentes estágios de demanda, mas também os impactos operacionais e de performance.

Case Ypê: Resultados

A solução adotada no projeto permitiu à empresa identificar em qual nível de demanda pela armazenagem a estrutura do Centro de Distribuição não teria capacidade suficiente.

Nesse ponto crítico, gera-se um alerta para o setor de Planejamento Estratégico indicando que é necessário fazer uma expansão da planta.

Com isso, a YPÊ obtém alguns benefícios de grande importância para o seu planejamento:

Outro aspecto importante é que a metodologia e a tecnologia deste projeto podem ser usadas futuramente em estudos de outras áreas do Centro de Distribuição de Amparo ou outras unidades da empresa.

Case Ypê: Depoimento do Cliente

Vídeo

APRESENTAção

Simulação de Ocupação do Transelevador do CD

ype1.jpgype1.jpg
ype2.jpgype2.jpg
ype3.jpgype3.jpg
ype4.jpgype4.jpg
ype5.jpgype5.jpg
ype6.jpgype6.jpg
ype7-scaled.jpgype7-scaled.jpg
ype8.jpgype8.jpg
ype9.jpgype9.jpg
ype10.jpgype10.jpg
ype11.jpgype11.jpg
ype12.jpgype12.jpg

Quer levar ao seu projeto a excelência de dados para tomar as decisões mais assertivas e seguras?

A PARAGON pode ser a sua aliada!

Clique abaixo e um consultor especializado entrará em contato para conhecer os seus objetivos e mostrar a nossa parceria que constrói valor!